07 Apr 2019

O jejum intermitente emagrece?

Pedro Carvalho

O jejum emagrece ou é apenas mais uma dieta da moda? 

Antes de falar sobre o efeito no emagrecimento, convém terminar de vez com o mito de que o Prémio Nobel da Medicina foi “categórico ao afirmar que jejum é muito melhor do que comer de 3 em 3 horas”. O que levou à atribuição do Nobel da Medicina a Yoshinori Ohsumi em 2016 foi o seu trabalho nos mecanismos de autofagiaem células de levedura. Como estamos a falar de um assunto bem complexo, é perfeitamente normal que os “iluminados” que gostam de recomendar o jejum como algo milagroso, tenham percebido mal a notícia.

É uma chatice falar de estudos científicospara quem tenta tornar tudo tão simples, mas o método científico é o único que nos permite tirar ilações credíveis sobre o que pode ou não resultar na perda de peso e noutros indicadores de saúde. Por isso, aquilo que se pode dizer ao dia de hoje sobre o jejum é que na perda de peso, os benefícios do jejum dependem inteiramente da restrição calórica que induzem. Se só comer das 16h às 00h, ou se comer apenas das 8 às 16h e a ingestão calórica for totalmente descontrolada nesses momentos, não vai conseguir certamente perder peso. Aliás, um padrão alimentar que se repete em quem tem excesso de peso e obesidade é de certo modo uma forma de “jejum”. Pessoas que acordam sem fome e por isso ficam sem comer nada durante a manhã, e acabam invariavelmente por comer tudo o que lhes aparece à frente ao almoço. Esse descontrolo leva a que fiquem também sem fome durante a tarde toda e termine noutro grande descontrolo alimentar pré-jantar ou antes de deitar. No fundo comem apenas duas vezes por dia, mas duas montanhas de comida e por isso os resultados não poderiam ser diferentes.

                   “Mas uma amiga minha começou a fazer jejum e emagreceu imenso”

Pois emagreceu, porque passou a comer menos calorias do que comia antes e do que aquilo que são as suas necessidades. Se comesse a mesma quantidade de calorias de 3 em 3 horas iria emagrecer exatamente o mesmo. As estratégias de jejum intermitentes podem até ser benéficas para quem acorda sem fome, pois não é obrigatório haver um grande pequeno almoço para perder peso ou para ser saudável. Mas tal só resultará em perda de peso se essa mesma pessoa conseguir controlar os seus ímpetos durante a hora de almoço ou quando fizer a primeira refeição no dia. 

Não existem regras imutáveis em tábua de pedra no que diz respeito ao emagrecimento. Longos períodos de jejum podem ser uma boa alternativa para as “infelizes” pessoas que acordam sem fome e detestam o pequeno almoço, ou não têm organização e planeamento suficiente para prepararem merendas equilibradas a meio da tarde ou a meio da manhã. Podem perfeitamente perder peso apenas fazendo almoço e jantar e sem comer de 3 em 3 horas, apesar de não ser de todo o melhor método para preservar ou aumentar a sua massa muscular. Para as outras pessoas, gostar de comer não é mau! Se prefere fazer refeições de 3 em 3 ou 2 em 2 horas que o faça, desde que no final do dia as calorias que come sejam inferiores às que precisa caso o objectivo seja o emagrecimento. A partir daqui, que cada um que faça a sua escolha de acordo com aquilo que se sente melhor, mas que mantenha a presença de espírito suficiente para não dizer aos 7 mundos que a sua dieta é melhor do que a do vizinho e para partilhar no Facebook ou Instagram notícias falsas de sites duvidosos a dizer que o jejum cura o cancro e toda e qualquer doença.  

Comer é um acto social e às vezes por mais que um estudo indique que determinadas orientações façam mais sentido, como comer ou não de 3 em 3 horas, comer mais hidratos de carbono de manhã, à tarde ou à noite, a sustentabilidade que se exige a uma alimentação saudável, precisa que exista um conforto nessa mesma alimentação. Por isso, se sente bem com o jejum e o consegue manter para o resto da sua vida ótimo, caso não consiga o que não faltam são alternativas para o mesmo. Daí que o mais importante é encontrar também um nutricionista que antes de perceber de dietas, perceba de pessoas.

Pedro Carvalho – Nutricionista

Leave a comment :)

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Claudia_Dinis

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.

go up Go up